Avaliação do reconhecimento de uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 numa comunidade académica de Ensino Superior

Daniel Peixoto, Carlos M. Santos, Carlos A. Santos

Resumo


O desenvolvimento da internet e a expansão das redes sociais online introduziram mudanças significativas no modo como as pessoas se relacionam e comunicam. Estas mudanças, se refletidas ao nível da educação, poderão também ter o potencial de introduzir mudanças significativas a vários níveis. Entre estes destacam-se as possíveis alterações no processo de aprendizagem onde o uso dos serviços da Web 2.0 tem vindo a introduzir novas formas e métodos de trabalho, estimulando a comunicação e a partilha de informação e conhecimento abertamente ou em contextos definidos por grupos.
Neste cenário de mudança têm surgido plataformas integradas de serviços Web 2.0 com o objetivo de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior fomentando competências sociais e de aprendizagem ao longo do percurso académico de uma comunidade académica de Ensino Superior.
Este artigo tem por objetivo avaliar o reconhecimento de uma dessas plataformas, o SAPO Campus, apresentando os resultados de um estudo quantitativo e qualitativo no que respeita à sua notoriedade e utilização pelos vários elementos da comunidade académica da Instituição de Ensino Superior em que se encontra instalada a referida plataforma. Os resultados apresentados permitem obter indicadores, a partir do interior da comunidade, sobre o seu conhecimento por parte dos elementos da comunidade académica e em que medida a utilizam. A partir da informação recolhida pretende-se ainda estabelecer e delinear estratégias para melhorar a utilização e despertar o interesse para a sua utilização por parte dos elementos da comunidade que desconhecem este serviço.


Texto Completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v12.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.