Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia: Revisão do UTAUT como Estrutura Conceitual em Eventos Científicos Brasileiros
Resumo
Texto Completo:
PDF (English)Referências
Abu, F. B., Jabar, J. B., & Yunus, A. R. B. (2014). A Review Unified Theories of Acceptance and Use of Technology (UTAUT): Technology Empowering and Acceptance in Malaysia. 8th MUCET 2014, Melaka, Malaysia.
Agarwal, R., & Prasad J. (1997). The role innovation characteristics and perceived voluntariness in the acceptance of information technology. Decision Sciente, 28, 3, 557-582
Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 2, , 179-211.
Albertin, A. L., & Malaquias, R. F. (2012). A adoção de tecnologia da Informação por empresas familiares. Anuário de Pesquisa, Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Almeida, R. (2012). Analise dos Fatores Determinantes à Adoção de Rede Social Corporativa com Aplicação do Modelo UTAUT. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
Anandarajana, M., Igbaria, M., & Anakwe, U. P. (2002). IT acceptance in a less developed country: a motivational factor perspective. International Journal of Information Management, 22, 47-65.
Baker, J. (2012). The Technology-organization-environment Framework. In: Information Systems Theory: explaining and predicting our digital society. Vol. 1. Springer Science Business Media.
Bandura, A. (1996). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice- Hall.
Camargo, L. C., & Cappellozza, A. (2015). A intenção de rotatividade e seu reflexo na adoção individual do Linkedin. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Belo Horizonte, Brasil.
Chena, H., & Ma, T. (2014). Technology adoption with limited foresight and uncertain technological learning. European Journal of Operational Research. 239, 16, 266–275.
Compeau, D. R., & Higgings, C. A. (1995). Computer self-efficacy: development of a measure and initial test. MIS Quaterly, 19, 2, 189-211.
Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, Minneapolis, 13, 3, 318-339.
Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P.R. (1992). Extrinsic and intrinsic motivation to use computers in the workplace. Journal of Applied Social Psychology, 22, 14, , 1111-1132.
Duarte, F. S., Kipper, L. M., Paz, F. J., & Mariani, B.B. (2015). A contribuição da TI como ferramenta na gestão de negócios: um estudo de caso de uma empresa no ramo tecnológico localizada no município de Dom Pedrito/RS. Tecno-Lógica, 18, 2, (2015), 103-114.
Ensslin, S. R., Silva B. M. S. (2008). Investigação do perfil dos artigos publicados nos congressos de contabilidade da USP e da UFSC com ênfase na iniciação científica. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações - FEARP/USP, 2, 3, , 113-13.
Ferreira, V. H. C. C. (2015). Estudo da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas de retalho alimentar. Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão.
Fishbein, M., & Ajzen I. (1975). Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Reading: Addison-Wesley.
Gassen, T. B., Löbler, M. L., & Bobsin, D. (2009). Identificação dos Fatores que Influenciam no Sucesso da Adoção de Sistemas de Informação em Pequenas Empresas. Anais do Encontro de Administração da Informação, Recife, Brasil.
Graeml, A. R., Maciel, H. F. & Macadar, M. A. (2007). Análise de citações utilizadas em ADI: 10 anos de anais digitais do ENANPAD (1997-2006). Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
Hameed, M. A., & Counsell, S. (2012). Assessing the Influence of Environmental and CEO Characteristics for Adoption of Information Technology in Organizations. Journal of Technology Management & Innovation, 7.
Hameed, M. A., Counsell S., & Swift, S. (2012). A conceptual model for the process of IT innovation adoption in organizations. Journal of Engineering and Technology Management, 29, 3, 358-390.
Karahanna, E., Straub D., & Chervany, N. (1999). IT adoption across time: a cross-sectional comparison of pre-adoption and post-adoption beliefs. MIS Quarterly, 23, 2, 183-213.
Kim, H., Chan, H., & Gupta S. (2007). Value-based adoption of mobile internet: an empirical investigation. Decision Support Systems, 43, 1, 111-126.
Laurindo, F.J.B. (2008). Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. Atlas, São Paulo.
Leal, E. A., Albertin, A. L., Pereira, J. M., & Nomelini, Q. S. (2011). Utilização da Análise Fatorial para Identificação dos Fatores Determinantes da Aceitação do Uso de Tecnologias de Informação na Educação a Distância. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
Lee, C., Coughlin, J F. (2015). Perspective: Older Adults' Adoption of Technology: An Integrated Approach to Identifying Determinants and Barriers. Journal of Product Innovation Management, 32, 747–759.
Legris, P., Ingham, J., & Collerette, P. (2003). Why do people use information technology? A critical review of the technology acceptance model. Information and Management, 40, 191-204.
Lobler, M. L., Siqueira, N. A., & Visentini, M. S. (2011). Validação de um Modelo Para Identificação de Fatores que Influenciam a Satisfação do Usuário de Sistemas de Informação de Uso Mandatório. Anais do Encontro de Administração da Informação, Porto Alegre, Brasil.
Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas (1ª ed.). São Paulo: Atlas.
De Moraes, G. H. (2015). Dubsmash – Comportamento de Rebanho na Utilização de Tecnologia de Informação. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Belo Horizonte, Brasil.
De Moraes, G., & Arrais, E. (2015). A tecnologia na sala de aula: utilização de aplicativos educacionais por estudantes universitários. Proceedings of International Conference on Information Systems and Technology Management, São Paulo, Brasil.
De Moraes, G., Cappellozza, A., & Meirelles, F. S. (2014). #VEMPRARUA – A Tecnologia da Informação e as Manifestações Sociais: Um Estudo da Utilização das Redes Sociais para Participação nos Protestos. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
De Moraes, G., Flores, E., Cappellozza, A., & Arrais, E. (2013). Curtir Mais, Pagar Menos – Adoção às Compras Coletivas pelo Consumidor Final. Anais do Encontro de Administração da Informação, Bento Gonçalves, Brasil.
De Moraes, G., & Meirelles, F. S. (2014). Adoção de Governo Eletrônico no Brasil: A perspectiva do usuário do programa Nota Fiscal Paulista. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
Moore, G., & Benbasat, I. (1991). Development of an instrument to measure the perceptions of adopting and information technology innovation. Information Systems Research, 2, 3, 192-222.
Nguyen, T. H., Newby, M., & Macaulay, M. J. (2015). Information Technology Adoption in Small Business: Confirmation of a Proposed Framework. Journal of Small Business Management, 53, 207–227.
Oliveira, T., & Martins, M. (2011). Literature Review of Information Technology Adoption Models at Firm Level. The Electronic Journal Information Systems Evaluation, 14, 1, (2011), 110-121.
Patrakosol, B., & Olson D. (2007). How interfirm collaboration benefits IT innovation. Information & Management, 44, 53-62.
Raaij, E. M., & Schepers, J. J. L. (2008). The acceptance and use of a virtual learning environment in China. Computers & Education, 50, 838–852.
Rogers, E. M. (1991). Diffusion of innovations. 5. ed. New York: Free.
Rosini, A. M. (2013). As novas tecnologias da informação e a educação a distância. Cengage Learning, São Paulo.
Safavi, N. S., Amini, M., Javadinia, S. A. (2014). The determinant of adoption of enterprise resource planning for small and medium enterprises in Iran. International Journal of Advanced Research in IT and Engineering, 3, 1.
Santos Júnior, S., Freitas H., & Luciano, E. M. (2005). Dificuldades para o uso da tecnologia da informação. RAE Eletrônica, 4, 2.
Saragoça, V. A., & Domingues, M. J. C. (2013). Fatores que Influenciam o Uso e a Intenção de Uso das Tecnologias: Um estudo em uma Universidade. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
Silva, C., & Prado, E. (2015). Aceitação e Uso de Tecnologias Móveis em Empresas do Setor de Transportes Públicos. Proceedings of International Conference on Information Systems and Technology Management, São Paulo, Brasil.
Souza , F. M., Filenga, D., & Sanchez, O. P. (2011). O Impacto da Influência Social sobre a Intenção de Uso de Sites de Compras Coletivas: um estudo baseado no modelo UTAUT, com usuários do Orkut, Facebook, Twitter e Linkedin. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
Sorebo, A. M., Sorebo, O., & Sein, M. K. (2007). The influence of user involvement and personal innovativeness on user behavior. World Academy of Science, Engineering and Technology, 32.
Straub, D. M. Limayem E. Karahanna E. Measuring system usage: Implications for IS theory testing. Management Sci. 41, 8, (1995), 328–1,342.
Taylor, S., Todd, P. A. (1995). Understanding information technology usage: a test of competing models. Information Systems Research, 6, 2.
Tezza, M. M. (2012). Aceitação e Resistência à Educação a Distância: Um Estudo em uma Empresa do Setor Metalúrgico. Anais do Encontro de Administração da Informação, Rio de Janeiro, Brasil.
Thompson, R. L., Higgins, C. A., & Howell, J. M. (1991). Personal computing: toward a conceptual model of utilization. MIS Quarterly, 15, 1, 124-143.
Thong, J. Y. L., & Yap, C. (1995). CEO characteristics, organizational characteristics and information technology adoption in small businesses. Omega, 23, 4, 429-442.
Tornatzky, L., & Fleischer M. (1990). The Processes of Technological Innovation. Massachusetts: Lexington Books.
Vallerand, R. J. (1997). Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In M. P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol. 29, pp. 271-360). New York: Academic Press.
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, Minneapolis, 27, 3, 425–478.
Venkatesh, V., Thong J. Y. L., & Xu, X. (2012). Consumer Acceptance and Use of Information Technology: Extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, 36.
Vera, L., Ladeira, R., Gosling, M., & Bergamo, F. (2015). Compras Coletivas na Internet: Um estudo com base em um modelo adaptado da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2. Proceedings of International Conference on Information Systems and Technology Management, São Paulo, Brasil.
Weiler, A. L., & Graeml, A. R. (2011). A Implantação de um Sistema de Informação na Perspectiva dos Stakeholders: um Caso de Mudança Tecnológica em uma Subsidiária da Vale. Anais do Encontro de Administração da Informação, Porto Alegre, Brasil.
Xiang, Z., Magnini, V. P., & Fesenmaier, D. R. (2015). Information technology and consumer behavior in travel and tourism: insights from travel planning using the Internet. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 244-249.
Yokomizo, C. A., Paulo, A. A., & Ferreira Filho, A. (2012). Fatores para Adoção do Livro Digital (E-book) no Mercado Brasileiro: Um Estudo sobre a Percepção dos Usuários. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.
DOI: http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v17.305-320
Apontamentos
- Não há apontamentos.