Fatores Condicionantes do Engajamento em Mídias Sociais: uma proposta de modelo de análise do Facebook no Setor Público

Emmanuelle Daltro, Ernani Santos

Resumo


As Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) suportadas pela Internet, a exemplo das mídias sociais, são meios de comunicação contemporâneos e têm alterado os modos de relacionamento entre indivíduos e entre indivíduos e organizações, sendo que os governos estão atentos a esta tendência (Rothberg & Valença, 2014; Dadashzadeh, 2010; Mergel, 2010; 2012; 2013a; 2013b; Cunha & Miranda, 2013; Bonsón, Royo & Ratkai, 2014; Silva & Santos, 2016; Ma, 2017). As organizações públicas tem vislumbrado possibilidades de promover a participação da sociedade por meio de mídias sociais, notadamente o Facebook. Neste cenário, diferentes usuários reagem de forma diversa ao conteúdo a que são expostos, apresentando níveis de interação nem sempre compatíveis com o que era esperado. É importante, pois, compreender os fatores que condicionam esse processo de interação, aqui denominado engajamento, por meio da identificação de suas características e forma de influência. Diante deste contexto, este artigo tem o objetivo de propor um modelo de análise (framework) dos fatores condicionantes do engajamento em mídias sociais do setor público, a partir de cinco dimensões explicativas: individual, organizacional, comunicacional, tecnólogica e ambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v17.296-304

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