e-Liderança – Revisão de Literatura, Desafios e Orientações Futuras CAPSI’2012

João Samartinho, Paulo Silva, Jorge Faria

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o paradigma emergente e-Leadership (e-Liderança). Esta revisão encontra-se orientada para a compreensão do significado do termo e-Liderança e para seu o enquadramento com base no processo de influência social mediado por tecnologias que envolve a relação recursiva entre e-Liderança e tecnologia na transposição de equipas tradicionais face-to-face (f2f) para equipas virtuais (e-Teams) com a identificação de competências e caraterísticas dos e-Líderes. Procura-se igualmente interpretar ou entender uma eventual evolução do paradigma e como esta se pode caraterizar.
Apresenta-se a forma como o termo “e-Liderança” é caraterizado ou definido pelos autores dos artigos analisados, passando-se de seguida à apresentação e caraterização dos relacionamentos identificados que traduzem a relação tecnológica e-Liderança versus equipa virtual (e-Team).
Seguidamente é efetuada uma análise e enquadramento baseados nos artigos selecionados que traduz o conceito interpretado de e-Liderança enquadrado num contexto organizacional e onde se explana as relações de dependência do e-Líder com a tecnologia, nomeadamente ao nível das suas necessidades de aquisição de competências e de compreensão das equipes virtuais com que terá de lidar, num modelo virtual capaz de sustentar a sinergia de equipa. Refere-se a necessidade do e-Líder passar a depender de treino em vez de supervisão e aborda-se de forma simples e genérica o aparecimento de uma nova corrente emergente orientada para o papel da estruturação social das relações de liderança em contextos virtuais.
O artigo encerra com a apresentação das considerações finais onde se realça a e-Liderança como um processo mediado pelas tecnologias entre e-Líder e e-Teams, lembrando a carência de modelos que sirvam de referencial ao novo paradigma da e-Liderança e se apresenta uma nova corrente de investigadores que defende a mudança de foco da liderança tradicional para a liderança partilha pelo grupo potenciada pelo aparecimento de tecnologias e ferramentas colaborativas.


Texto Completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v12.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.