A influência da orientação empreendedora dos gestores de projetos na intenção de adotar plataformas de crowdsourcing innovation

Lieda Amaral de Souza, Isabel Ramos, Jose Esteves

Resumo


Este estudo explora como a orientação empreendedora dos indivíduos afeta a intenção de adoção de plataformas crowdsourcing innovation. Por meio de um survey aplicado em uma amostra composta por 395 gestores de projetos de inovação de companhias petrolíferas de ação global. O fenômeno foi analizado a luz da teoria do comportamento planejado (TCP) utilizando-se de modelagem de equações estruturais pelo método dos mínimos quadrados. Foi prosposto um modelo teórico contemplando a teoria da orientação individual empreendedora e os constructos da TCP. Os resultados revelam que a orientação empreendedora dos gestores tem forte influência na decisão quanto a adoção de plataformas de crowdsourcing innovation. O estudo inova ao propor um modelo teórico capaz de ajudar outros pesquisadores a predizer atitudes que podem ser alteradas para que se consiga produzir mudanças nas intenções dos sujeitos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v16.237-244

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